A Saga de Um "Primeiro": Os Contos do Mapa
- Jean F.V.Oliveira
- 4 de abr.
- 2 min de leitura

Foi no dia 16 de julho de 2022 olhando para a rosácea da Sé Catedral do Porto em Portugal quando a ideia de escrever sobre “os planos e as vias” surgiu no emaranhado de histórias que acontecem em minha cabeça. Lembro de ter tirado uma foto para relembrar, sempre que olhasse, como as pétalas do vitral se unem para formar um único elemento e queria que meus contos fossem assim também, conectados uns aos outros.
Anotei a ideia de roteiro em meu sketchbook, desenhei a estrutura da catedral na minha frente imaginando os personagens se encontrando ali para o grande final. Sabia onde a história terminava e o que eu queria dizer com ela. Precisava agora de um início e um desenvolvimento.
Esse roteiro ficou existindo somente ali perto do meu desenho e na minha mente por alguns meses porque a vida entrelaçada ao sistema fica ocupada com as demandas capitalistas e sociais e o corpo cansado dessas exigências diárias só quer saber de descansar ao invés de criar a arte presente nos seus sonhos. Até que chegou o momento em que tudo converge para a escrita fluir e em janeiro de 2023 escrevi a primeira parte do que primeiramente chamei de “Conto 1 - O Mapa” depois de assistir um episódio da animação “Clone Wars” e decidir o início de tudo.
Mais alguns meses se passaram quando estava de volta ao Brasil e resolvi criar um perfil no Wattpad e começar a postar. A plataforma não me deu o estímulo que eu achei que teria para escrever e a história do mapa ficou com apenas as três primeiras partes terminadas. Foi apenas quando, através da página da Diários de Viagens no Instagram, vi o desafio de fim de ano da “é dia de escrever” que a vontade de contar histórias voltou.
O roteiro que eu tinha planejado foi sendo inspirado diariamente pelo desafio “365 dias de escrita” e percebi que conseguia encaixar meus contos no que era proposto. Além disso, fazer parte de uma comunidade de escritores e se inspirar com os textos produzidos por todos participando, me ajudou a não perder o impulso de criar. Consegui então fechar a primeira parte do que tinha planejado e no final resolvi chamá-lo de “Os Contos do Mapa” sendo esse todos os desafios juntos com a história central do conto.
Obrigado a todos os envolvidos no desenvolvimento dos desafios que continuam me inspirando a escrever diariamente. O livro “Os Contos do Mapa" você encontra aqui logo baixo da capa e brevemente no Amazon Kindle. (Quando eu conseguir cumprir as exigências bancárias que desde outubro do ano passado vem dando errado).
Na esperança que se divirtam em cada território de “Os Planos”! E “Os contos do Sábio” vem aí!

Commenti