top of page
AD.png

Desafios


Um livro aberto, com páginas esvoaçantes ao redor, e uma mulher com um lápis correndo sobre o livro
O tempo é o maior desafio! (Imagem IA/DALL-E-#

DE: EU

PARA: DEMAIS ESCRITORES DESAFIADOS


Me enfiei numa fria nesse desafio de 365 de escrita. Ainda estamos a 1/3 do desafio, com temas cada vez mais esdrúxulos, e a criatividade em baixa, nos participantes. Coisa de loucos — os que criam os desafios, e os que topam escrevê-los, como eu.


Às vezes me divirto, em outras, escrevo “a pulso”, para não desistir. É um malabarismo tornar rotineira a escrita, tendo temas interessantes — que dariam páginas e dias de escrita — espremidos entre temas nem tão interessantes. Mal dá tempo de reler os próprios textos, nessa vida corrida e no malabarismo a que nos impomos, tentando incluir atividades criativas como hobbies, sabendo que as contas não serão pagas com palavras.


A ideia é ótima, mas o prazo do desafio é... Desafiante. Talvez por isso poucos se disponham a ser assíduos. A coragem desfalece ante a pressão de cumprir metas. Afinal, são tantas as metas e os desafios a que nos propomos na “vida real”, não?


O que nos move? O gosto de juntar palavras num papel. Entender o que eu mesma escrevo, e o que os outros escrevem, a partir do mesmo tema. O problema é que, quando entro num desafio, me proponho a ir até o fim. Não sei se vocês também encaram assim. Se têm tempo e disposição para encarar um desafio desse tamanho. Ou se outros desafios lhe impõem mais foco e disposição, se escrever todo dia não é o foco do seu momento.


Aos que já decidiram não partilhar e desistiram, o que vocês aconselhariam? O que diriam para os que começaram e pararam no meio do caminho? O que seria possível fazer (ou mudar) para manter firme o propósito de chegar ao 365º dia, feliz, sem maldizer o dia em que aceitamos nos desafiar?


O que diriam aos que estão tendo bloqueios criativos e não estão conseguindo escrever? Não estou querendo pressionar, longe de mim. Por mim, muitos estariam junto nesse desafio. Acho que sou “pau para toda obra”. Como muitos de vocês.


A desculpa pode ser o tempo curto para dividir em tantas coisas a fazer. Escrever diariamente temas diversos não é fácil. Não sei se os escritores famosos têm essa facilidade, ou se preferem dar continuidade a ideias, em vez de partir do zero todos os dias.


Não sei como conseguiram ter certeza de que conseguiriam fazer daquela ideia um sucesso, ou se acharam que escreviam só por prazer. E o prazer da escrita, seria menor com o prazo apertado para entrega? Ou pelas alterações comerciais exigidas pelos editores?


Assisti a um filme (Ficção Americana) que aborda esse tema. Li o livro de Stephen King que também fala sobre o processo da escrita e a pressão do mercado literário. Cada vez que busco ajustar minha escrita, me pego achando que nunca vou ter muitos (e assíduos) leitores. A insegurança bate.


O medo se põe à frente, insistindo em me dizer que não preciso me esgotar à frente de um papel para ser feliz.


Resta-nos escolher se topamos ir em frente, ou não. Aos que não toparem, pena. Aos que ficarem, vamos em frente, que atrás vem gente😉!

 




 

Goretti Giaquinto

Desafios # 127 e # 128 de 365

Tema: Trocando Cartas

Lembra quando a gente mandava carta para as pessoas? Mais um desafio em 2 partes para vocês. Desta vez escreveremos carta para alguém do Clube a sua escolha (ou um personagem fictício). Se liga nas regrinhas.


PARTE 01 (Desafio # 127):

1 - Escolha uma pessoa do Clube OU crie um personagem

2 - Escolha um tema e escreva uma carta para esta pessoa / personagem que contenha informações sobre seu dia-a-dia e um "problema" que não consegue resolver

3 - Caracteres Livres


PARTE 02 (Desafio # 128):

1 - Agora, responda à carta que recebeu (ou que seu personagem recebeu);

2 - Nesta resposta fale também sobre o seu dia-a-dia e tente ajudar na solução do problema apresentado na carta que recebeu.

3 - Caracteres Livres

Posts Relacionados

Ver tudo

2 Comments


Linda carta Goretti e muito pertinente. Também não desisti! Estou fazendo de tudo pra passar pelo bloqueio criativo e estou seguindo. Força e coragem pra nós! XD ^^

Like
Replying to

Não desistaaaaaa!!! Sua escrita é linda.🙌🙌

Like
bottom of page