top of page

Uma Gota de Cuidado




O planeta segurado pelas mãos: sustentabilidade de todos
Planeta Água ... cada gota conta (Imagem DALL-E 3)

Água mata a sede, hidrata. Refresca, lava. Limpa. Purifica. Acalma. Água não só cobre só 71 % da superfície do planeta, como, também, compõe entre 50 e 75 % do corpo humano.

Com açúcar, no café ou no suco, é delícia. Não vivemos sem a água. Desidratados, minguamos.


Copilot: 
A quantidade de água no corpo humano varia de 50-75%. O corpo humano adulto médio é 50-65% de água, com uma média em torno de 57-60%. Bebês têm uma porcentagem muito maior, tipicamente cerca de 75-78%, caindo para 65% em um ano de idade. A composição corporal varia com o sexo e nível de aptidão. O cérebro, rins, coração, pulmões, fígado, músculos e pele têm diferentes porcentagens de água12. 🌊

No rio, é habitat de animais. Com sal, no mar, é paradisíaco. É Habitat do planeta. A água transforma-se em energia — no corpo, nas cidades abastecidas com centrais hidrelétricas.

Sendo elemento fundamental para o planeta, deveria estar sendo melhor cuidada — para não faltar nas nossas casas. Nós somos responsáveis. Precisamos dessa consciência.

Copilot

Nas cidades brasileiras, a água tratada é distribuída em cerca de 85% das casas. Mas cerca de 38% se perdem antes de chegar às torneiras — perda que seria suficiente para atender 32 milhões de brasileiros que não tem acesso à água potável!

Copilot

 


O tratamento adequado para ser potável requer uma série de procedimentos. A água do mar, do rio, de um manancial natural, requer tratamento para ser consumida. Até a água do esgoto — que volta para ser utilizada, nos locais onde há saneamento.


No campo, em muitos lugares distantes de mananciais, a abertura de poços ou outra infraestrutura adequada pode suprir a dificuldade de ser distribuída como nos centros urbanos. Lembrando que até a água dos lençóis freáticos é passível de secar.


Há muitos estudos sobre mananciais e novas formas de tornar a água potável para o consumo humano. E há pequenas ações a serem realizadas por cada um de nós, para ter esse tesouro em nossas mãos. Quem já passou pelo racionamento de água entende bem o que é não ter água para beber, lavar, banhar.


Com a disponibilidade de pesquisas disponibilizadas na internet, imagino que seria interessante trazer respostas a perguntas que nos fazemos. Daí, fiz perguntas à Inteligência Artificial para obter esclarecimentos, ideias, bolar sugestões e até me questionar: até quando vamos fechar os olhos para os recentes acontecimentos de mudanças climáticas, falta de água/energia/saneamento, se hoje temos bilhões de dados à nossa disposição?

 

Perguntei à Inteligência Artificial (Copilot/Microsoft):


1.      Qual a importância da água para a sustentabilidade do planeta?

2.      O que você propõe para que a água seja mais bem aproveitada?

3.      O que é necessário para tratar a água e torná-la potável para o consumo?

4.      Como você lidaria com a crise hídrica em algumas regiões do Brasil?

5.      Se você vivesse como humano, atualmente, no Brasil, como presidente, que ações você implantaria para melhor distribuir, tratar e garantir água para todos os brasileiros?

6.      Qual implementação das citadas você considera mais difícil?

7.      O que eu posso fazer, individualmente, para ajudar o planeta para que a água chegue em todas as casas, tratada, sem que haja quebra de fornecimento?


Respostas Copilot
.pdf
Download PDF • 355KB

Entrevista Copilot sobre a água
.pdf
Download PDF • 331KB


Não precisamos perguntar ao Google ou às inteligências artificiais para saber que a reposição de níveis da água de reservatórios naturais depende de chuvas. Depende da reciclagem da natureza. A ideia de fazer perguntas à IA, e as respostas obtidas, nos mostra o poder de se importar. O poder de pesquisar. O poder de interpretar, com base em respostas que a IA nos propicia.


Sabemos que o dinheiro público, o que permite ações para melhorias da população, depende de leis, planejamento e acompanhamento para não ocorrerem desvios. A IA não tem personalidade própria, mas reúne dados que permitem soluções viáveis.  


O mau uso tem causado desperdício. O reuso deveria ser incentivado, principalmente entre as crianças — geração futura que poderá ter sérios problemas, inclusive ante as mudanças climáticas que estão aterrorizando o planeta.


Viver em sociedade requer o esforço coletivo para obter recursos sustentáveis. O individualismo precisa ser responsável. Os direitos e deveres dos cidadãos devem caminhar e paralelo ao desafio de vivermos em sociedade.


Uma sociedade que deve ser inteligente, para a própria qualidade de vida: a sua e das próximas gerações. Que tal nos envolvermos mais, buscando respostas, pesquisando, cutucando o governo e os cidadãos que moram ao nosso lado?

 Cada gota conta! Reuse a água hoje para um amanhã mais sustentável


 

Desafio #81 de 365

Tema: Matéria de capa

Escreva um artigo sobre a água

Inclua dados e pesquisas sobre o assunto (não esquecer de citar as fontes)

Mínimo 1500 caracteres


O uso da IA neste texto teve a intenção de mostrar que temos uma ferramenta poderosa para pesquisa, para obter ideias , para conhecer o que está sendo feito no resto do mundo.

Com a IA bem utilizada, cortamos caminho para soluções. Mas não significa que podemos delegar à IA o nosso trabalho, a nossa interpretação, a nossa responsabilidade. E, muito menos, copiar e nos apropriar do que está nesse banco de dados fantástico, sem o devido crédito.

Assim como a água, sabendo usar a IA, a nossa inteligência a que nos dota do pensamento crítico, da curiosidade e de todos os atributos que nos tornam HUMANOS terá uma ferramenta indispensável para agregar conhecimento e informações.

O texto teve essa intenção. As respostas do Copilot podem ser baixadas, para análise e crítica de cada um.

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page