top of page
AD.png

Ser Feliz na Roda da Vida


crianças brincando de roda, com flores e mar
Roda da Felicidade ... (Imagem DALL-E 3)

Felicidade, nos dicionários da língua portuguesa, significa “estado de quem é feliz, uma sensação de bem-estar e contentamento que pode ocorrer por diversos motivos” Na psicologia, se fala em busca utópica. Na filosofia, varia de equilíbrio/harmonia praticando o bem, satisfação de desejos, tranquilidade. No Budismo, felicidade ocorre através da liberação do sofrimento e superação do desejo, através do treinamento mental (https://www.significados.com.br/felicidade/


Nas Redes Sociais, Felicidade é o que o outro mostra que tem que está, que é. Criando expectativas, em nós, que talvez nem eles tenham alcançado, mas que postam para engajar seguidores.


Pessoalmente, não acredito que exista a Felicidade como estado permanente.  Penso que, o que temos são momentos felizes — conosco ou com alguém — por algo ou alguém que, de alguma forma, nos tocou positivamente. Seria um estado de conexão com algo que nos propicia um momento em que sentimos uma sensação de alegria, tranquilidade. A sensação de fazer parte de algo maior.


Me sinto bem quando faço algo que gosto, quando estou com alguém que amo, quando realizo algum desejo ou meta, quando ajudo alguém ficar melhor … depende da experiência. Mais do que da expectativa. Aliás, com expectativa é mais fácil se frustrar do que ser feliz.


Não sou dessas pessoas que acorda brindando a vida, agradecendo mais um dia. Na verdade, luto diariamente para sair da cama, pra ter motivos que me façam começar o dia sem a coberta convidativa — apesar do sono ser resistente, tanto pra começar como pra continuar.


Como parei com minha atividade profissional principal, pela aposentadoria, ocupo meu tempo com coisas que gosto — além das atividades rotineiras obrigatórias, que nunca fui muito fã em fazer.


Com o ninho vazio e a mente precisando se ocupar pra não degenerar — o que me apavora — busco estar em constante aprendizado, ocupando a maior parte do meu tempo entre ociar (fazer algo sem pensar muito), estudar, escrever, pintar. São os momentos em que me sinto bem. Em que me sinto recompensada pelo esforço de ter chegado até aqui, saudável e ativa.


Aposentada do trabalho oficial, continuo buscando a criatividade. Curiosa por natureza, procuro me atualizar. Mantenho a mente ativa, aprendendo.


Com mais tempo pra fazer coisas que gosto, me voltei para a escrita, pintura, e tudo o que posso mexer com a arte — que sempre esteve no meu sangue.


Criando palavras, sonhando cenas, inventando cenários, misturando tintas e cores, e usando mais a mente, busco não parar de sonhar. Os meus sonhos. Os meus momentos felizes.


 

Goretti Giaquinto

Desafio #79 de 365

Tema: Dia Internacional da Felicidade

Defina o que é a Felicidade para você

Texto e caracteres livres

O que é a felicidade?

A minha felicidade seja a sua? Existe um conceito único para a Felicidade? Existe um senso comum em cima de algumas coisas (dinheiro, por exemplo) do que traz Felicidade?

Posts Relacionados

Ver tudo

1 Comment


Concordo sem tirar nem por!

Like
bottom of page