top of page

Ociar. Sem Culpa.


Uma pessoa numa rede, contemplando o por do sol, relaxando.
Ociar. Por que não? Sem culpa. (Imagem DALL-E 3)


Vida acelerada. Subestimamos momentos de lazer. Mas, a pressão constante do trabalho, múltiplas responsabilidades e deveres podem facilmente nos levar ao chamado Burnout, que é o estresse levado ao esgotamento.


O que fazer para não chegar a esse ponto? |Não há fórmulas mágicas. E cada um tem suas necessidades, suas metas. Sonhos.


De início, reconhecer a importância de reservar um tempo para relaxar, explorar interesses pessoais e nutrir a criatividade. Um tempo sem fazer nada, por que não?


O lazer e o ócio não só como momentos de descanso: oportunidades para recarregar as energias. Necessários para estimular a criatividade e promover o bem-estar emocional — que também impactará na coletividade em que nos inserimos.


Ao nos permitir desfrutar atividades prazerosas e significativas, podemos fortalecer laços sociais, que vão além de nossas individualidades.


O ócio criativo também estimula a inovação e a resolução de problemas, permite que a mente explore livremente novas ideias e perspectivas.


Em vez de glorificar a cultura do trabalho excessivo, da produtividade constante, proponho valorizar momentos de lazer e ócio como fundamentais para uma vida saudável e satisfatória.


É hora de redefinir nosso conceito de sucesso. Repensar nossas metas. Não incluir apenas realizações profissionais, mas também o bem-estar físico, mental e emocional — que só os momentos de lazer e do ócio criativo podem proporcionar.


Sem culpa.





 

Goretti Giaquinto

Desafio #74 de 365

Tema: Tribunal da Internet

Escolha um dos 3 temas: BBB – Guerra Israel x Palestina – Lazer

Crie um texto “Expositivo-Argumentativo” e exponha o assunto defendendo a sua opinião

Texto até 600 caracteres

Recent Posts

See All

2 commentaires


Viva o ócio criativo!!

J'aime

Ah como eu precisava ler isso hoje *- * Já estou planejando meus momentos de ócio criativo sem culpa agora!

J'aime
bottom of page