Quanto Você Pagaria?
- Bob Wilson
- 2 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de mai.
Bons e caros leitores.
Sei que o bom gosto de vocês se expande para além da leitura dos meus textos. O intelecto avançado e bem cultivado dos senhores e senhoras, que aqui me dão o prazer de me acompanharem, atingem outras artes e expressões como, por exemplo, as artes visuais.
Quem aqui já não se emocionou com uma tela, um lambe-lambe de rua, um grafite, entre outras obras visuais?
Eu sou um destes emocionados que deixam as lágrimas caírem sempre que uma expressão artística me toca profundamente. E para além da escrita, cinema, artes visuais, dança…qualquer expressão artística tem esse poder de me emocionar.
Artes visuais é uma nobre expressão da alma humana, que transforma sentimentos em formas, revoluções em rabiscos e… ex-presidentes em encalhados e chacotas (e eu gosto de uma boa chacota).
O renomado artista Daniel Lannes, com pincel em punho e coragem de sobra, ousou retratar o enigma, o mito.. o mito do fracasso da humanidade, do fracasso da moral: Jair Bolsonaro. A obra, uma mistura de realismo expressionista com leves toques de “Cê teve coragem mesmo?”, foi colocada à venda em um respeitável leilão da Galeria Blombô por módicos R$ 4 mil.
Até eu, se besta fosse, me apertaria para ter esse quadro por esse valor se ninguém quisesse.
Quatro mil reais! Quase o preço de uma carteirinha de vacinação falsa ou de um escritório minimamente equipado para propagar ódio e fake news.
Mas o mercado de arte, esse ser volátil e (in)sensível, respondeu com o mais contundente silêncio da história da pintura brasileira: nenhum, absolutamente nenhum lance.

Entre 220 obras leiloadas, 75% foram vendidas. E o retrato do nosso ex-mandatário? Ficou lá. Sozinho. Abandonado. Mais esquecido que o Queiroz em depoimento. Nem o Carluxo apareceu pra dar um lance simbólico. Nem a Micheque. Nem o véio da Havan. Nem mesmo o Elon Musk com um pix anônimo. Nada.
Fofocas de bastidores dizem que o site do leilão, segundo rumores não confirmados, teve que reiniciar o servidor após o sistema se recusar eticamente a aceitar o upload da pintura.
O quadro, agora renegado, será realocado provavelmente para um galpão misterioso ao lado das urnas venezuelanas, da cloroquina vencida e dos sonhos presidenciais de 2026. Segundo a galeria, ele não será recolocado em novos leilões. A arte, assim como a vergonha alheia, são eternas.
De mãos dadas com o sarcasmo e realidade,
Bob Wilson
Opmerkingen