Continuando essa semana de imersão na escrita de poesias, hoje vamos trabalhar com rimas e ritmo dentro da poesia.
Confere as regrinhas e no fim do post tem algumas dicas de como escrever uma poesia ritmada, ná régua e bem rimadinha pra ficar aquele texto delícia de se ler.
Desafio #150 - POEMAS E VIAGENS
Regras do Desafio:
1 - Escreva um poema inspirado em uma ou mais viagens que já fez.
2 - Explore momentos de paz, diversão, família, introspecção, transformação pessoal e sentimentos que viajar para estes lugares te despertou.
3 - O poema deve ter no máximo 36 versos, deve ser rimado e ter começo, meio e fim claro.
✒️✒️✒️
Dicas Para um Poema Rimado e Ritmado:
Escolha um Esquema de Rima:
Considere esquemas de rima comuns como ABAB, AABB, ABBA, ou ABCB. Escolha um que se adapte ao tom e à mensagem do seu poema.
Consistência é chave: mantenha o esquema de rima consistente ao longo do poema para criar um ritmo previsível e agradável.
Leitura em voz alta: Leia seu poema em voz alta enquanto escreve para garantir que o ritmo flui bem e soa natural. Isso também ajuda a identificar e corrigir versos que soam forçados.
Use Rimas Ricas e Diversas:
Rimas exatas e ricas: Além de rimar a última palavra, pense em rimas ricas que envolvam mais de uma sílaba (por exemplo, “conhecer” e “esquecer”).
Evite rimas forçadas: Não sacrifique o sentido do poema para forçar uma rima. Se necessário, reescreva a linha para encontrar uma rima que se encaixe naturalmente.
Varie o Vocabulário:
Dicionário de sinônimos: Use um dicionário de sinônimos para encontrar palavras que se encaixem na rima e no ritmo desejado. Clique aqui para acessar um dicionário de sinônimos.
Gostou das dicas? Então chega aqui neste link que tem post com mais "Dicas Para um Poema Rimado e Ritmado".
Comments