top of page
AD.png

8 Dicas Para Escrever Resenhas Que Todos Queiram Ler


Oi, galera! Bora falar sobre resenhas?


Resenhar livro, série e filme é tipo aquele rolê que você quer contar pra todo mundo, mas tem que fazer de um jeito style, moro? Então, segue o baile com essas dicas que são o puro creme do milho verde (aí gente, as festas juninas não saíram de mim ainda kkkk)




1. Primeiro de tudo: Pense em uma Introdução Espetacular: Comece o texto com uma entrada triunfal, tipo aquela cena de abertura que te prende na telinha. Pode ser uma frase impactante, uma citação do autor, ou até um spoilerzinho de leve (mas aí você avisa no início do texto que tem spoiler), só pra dar o gostinho!


2. Resumo Show de Bola: Dá aquele resuminho maroto da história, mas sem entregar o ouro. Conta só o básico pra galera sacar do que se trata e ficar curiosa. Basicamente é escrever uma sinopse com suas palavras


3. Destaque Seus Personagens Preferidos do Filme, Série ou Livro: Tenta descrever os personagens de um jeito que pareçam teus amigos. Mostre que você entende eles e suas motivações. Fala das qualidades, defeitos, relações criadas com outros personagens e, claro, das motivações deles no livro.


4. Roteiro Topzeira: Analise o roteiro ou a trama com um olhar crítico. Fala dos pontos altos, das reviravoltas e, se tiver, dos buracos no enredo que fazem a gente querer dar uns tapas no roteirista.


5. Visual e Estilo: Não esqueçam de comentar sobre a parte visual (no caso de filmes e séries) – cenários, efeitos especiais, fotografia – e o estilo do autor ou diretor. Neste caso, vale até uma pesquisa para saber quanto foi investido nesta produção, se com esse dinheiro daria para fazer coisa melhor ou não. Lembrem-se que por vezes, a ideia é ser tosco mesmo. No caso de livros, vale a pena comentar sobre as ilustrações, diagramação, tipo de papel, peso do livro, se é gostoso ou não a textura. Todo detalhe importa.


6. Sensações e Emoções: Compartilhem como a obra te fez sentir. Foi emocionante, fez rir, chorar ou pensar na vida? Essa é a parte que a galera se conecta de verdade. A cada dica acima que dei, busquem sempre trazer o seu ponto de vista. O que você faria de diferente (se for o caso).


7. Conclusão de Arrebentar: Fechem com chave de ouro, dando teu veredito final. Recomenda ou não? Deixa tua opinião sincera e, o povo adora uma nota. De uma nota de 0 à 10, por exemplo. Ou, se você vai manter uma rotina de resenhas, pode inventar um método de avaliação com "estrelinhas" ou "Coraçõeszinhos" por exemplo.


8. Muuuita Personalidade: Não tenha medo de ser você mesma! Aliás, muito pelo contrário. Use gírias (se você for dessas), faça piadas e mostre sua personalidade. Isso deixa a resenha única, cheia de atitude e conecta voc6e com os seus leitores.



Aí estão, galera! Com essas dicas, tu vai arrasar nas resenhas, seja jornalística ou pessoal. Lembre-se: o importante é ser autêntica e se divertir no processo.


Até a próxima e boa resenha!


Aguardando Indicações,

Milly Alves.


Quer ler mais?

Inscreva-se em ediadeescrever.com.br para continuar lendo esse post exclusivo.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Opmerkingen

Opmerkingen zijn niet geladen
Het lijkt erop dat er een technisch probleem is opgetreden. Probeer nogmaals verbinding te maken of de pagina te vernieuwen.
bottom of page