top of page
AD.png

08 Dicas Para Escrever Fan Fic

Olárs minhas parças e meus parças da escrita.


Quem aqui curte uma fan fic, hein?


Imagino que tem gente que nem sabe o que é uma Fan fic (ou fan fiction), né meus Xuxus?!


Fan Fic é um gênero literário em que fãs criam histórias baseadas em obras existentes, como livros, filmes, séries, jogos, novelas e etc. Aí, o povo vai lá e reinterpretam ou modificam elementos do universo original, permitindo que os fãs explorem suas próprias ideias e fantasias dentro daquele contexto. Ou seja, na sua história a Carminha (Avenida Brasil) pode terminar rica e poderosa. As fanfics são publicadas frequentemente em comunidades online e podem variar amplamente em estilo, qualidade e conteúdo.

A verdade, Sisters & Brothers, é que escrever uma fan fic é uma experiência MUITO divertida. O universo da história já foi criado, os personagens também, tudo já foi pensado e você só entra para adicionar personagens e criar um novo enredo.


Mama Milly indica fortemente essa experiência. Por isso, vou soltar aqui 10 dicas para ajudar você a criar uma fan fic envolvente e de sucesso:


A primeira e muito importante é Conheça bem o universo original. Entenda os detalhes e nuances do universo em que sua fan fic será ambientada. Isso inclui personagens, cenários, regras do mundo e o tom geral da obra original. Quanto mais você conhecer, mais autêntica sua história parecerá. Não adianta querer escrever sobre o Batman e descrever cenários coloridos, cheio de flores, paz e maravilhas de Gotham City.


Respeite os personagens. Mantenha a essência dos personagens conforme foram criados, mesmo que você os coloque em novas situações. Evite transformá-los drasticamente sem uma boa razão dentro da narrativa. A graça está em você manter o que todos gostam naquele universo e apenas criar um novo enredo. Tente não destruir o que já foi criado.


Crie uma trama interessante. Afinal, você que decidiu escrever para a marvel, DC ou algum estúdio poderoso. Pense em um enredo que prenda a atenção dos leitores assim como o enredo dos quais você se apaixonou. Pode ser uma continuação de uma história existente, um desvio no enredo original ou uma situação completamente nova envolvendo os personagens.


Desenvolva bem os conflitos. Todo enredo precisa de conflitos, não é mesmo meus xuxus? Principalmente em uma fanfic onde os enredos originais já atraem milhões de leitores e espectadores. Identifique quais serão os obstáculos que seus personagens enfrentarão, como eles irão superá-los e como tudo isso interage com o universo original.


Dica de sempre, Revise e edite. Perde uns minutinhos aí e revisa seu texto para corrigir erros gramaticais e de coerência. Ninguém, olha só, ninguém aguenta um texto todo errado do começo ao fim. Um texto bem escrito facilita a leitura, torna a história mais agradável para o leitor e com certeza ele vai te considerar uma boa ou bom escritor e voltará para ler mais textos seu.


Bota a cara no mundo, perca a vergonha e Peça feedback. Compartilhe seu trabalho com amigos ou em comunidades de fanfic, aqui no nosso site, para ver o que o pessoal acha. Isso pode ajudar você a melhorar sua escrita e perceber detalhes que talvez tenha perdido.


Seja criativo, bebê! Não fica com medinho de introduzir novos elementos e ideias na sua fanfic. Mesmo sendo baseada em uma obra existente, a sua fanfic deve trazer algo novo e interessante. Tipo a sua marca, entende? Imprima suas características de escritora e escritor na história.



E o principal parceiros e parceiras, Divirta-se. Acima de tudo, divirta-se escrevendo. A paixão pela história e pelos personagens será refletida na qualidade da sua fanfic, tornando a experiência prazerosa tanto para você quanto para os leitores. Uma boa fanfic é aquela que conseguimos enxergar o universo original mas com acontecimentos inéditos e criativos. Algo que as amarras de cada estúdio, escritor, diretor, não permitiriam eles fazerem. Você pode!


Fan Fic é um ótimo início para jovens escritores. Facilita eles já gostarem de algum universo e apenas criarem as suas histórias. Incentivem os jovens aí do seu entorno a tentar, falou e disse?


Viajando nas ideias,

Milly Alves

Quer ler mais?

Inscreva-se em ediadeescrever.com.br para continuar lendo esse post exclusivo.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page