top of page

Quem é você?



Amor pela escrita
Somos o que sonhamos (Imagem de jcomp no Freepik)


Transcrição da entrevista realizada em 15/02/2024


Boa tarde,

Estamos aqui no nosso PodCast diário com a escritora Maria, brasileira que acabou de receber o prêmio Nobel de literatura, merecidamente. Ela é autora de mais de 100 livros, todos com mais de um milhão de leitores só no Brasil!

 Seu mais recente sucesso — “Vida de Maria" — já foi traduzido em 10 idiomas, e alcançou o recorde de leitores mundiais: dez milhões!


Pergunta 1.      Como você se define?

Sou uma sonhadora que não desiste de aprender, criar, amar as pessoas.


Pergunta 2.      O que a fez escolher a área da escrita?

Quando criança, gostava desenhar. Tinha um olhar triste, sentia o peso do que via era muito sensível. Gostava de escrever, e sempre mantive um diário para me entender, para me consolar da tristeza que sentia.


Pergunta 3.      O que você acha que a tornou tão famosa?

Escrever como as pessoas se sentem, na real, mas de uma maneira espontânea. Como eu e a maioria se sente. Principalmente as mulheres.


Pergunta 4.      Como você lida com a fama?

Pra mim, fama é transitória. Quero ser lida, entendida. Se tiver leitores, fico feliz e me sinto realizada, pessoal e profissionalmente.


Pergunta 5.      Você se sente realizada com o que faz?

Sim, como disse antes. Sinto que as pessoas se identificam comigo, e eu me identifico com elas. Com nossos sentimentos, nossas emoções. Somos todos amigos, irmãos. Somos pais e filhos. Somos quem e o que quisermos ser.


Pergunta 6.      O que você diria para os jovens que querem ser famosos que nem você?

Eu diria: esqueçam a comparação. Vivam suas vidas, façam o que lhes dê prazer e sustento para uma vida simples e criativa.


Pergunta 7.      Você tem algum arrependimento por ter feito o que fez pra chegar até aqui?

Não ter começado a escrever profissionalmente mais cedo. Não ter seguido o caminho de arte que brotava em mim. Mas não pude. Paciência, cheguei até aqui, nas linhas tortas do destino.


Pergunta 8.      Você enfrentou algum grande obstáculo para se tornar boa no que faz, e que pode ser compartilhado?

Sim. Baixa autoestima. Insegurança e medo de me expor. Poderia ter trabalhado isso de uma forma mais efetiva, mas o autoconhecimento foi adquirido autodidaticamente, demorou muito. Por isso, meu conselho final: Confiem no que são, no que querem ser!


 

Goretti Giaquinto

Desafio #46 de 365

Tema: Entrevista comigo mesma

Este é um texcto de ficção, sem compromisso com 100% da realidade. Afinal, por que não sonhar?




7 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page