Caros Leitores e Leitoras amantes do futebol.
Ontem meu trabalho me levou para a beira do jogo mais importante e emocionante da quarta feira de 07 de agosto de 2024.
Não falo aqui de Grêmio 0 X 0 Corinthians, que teria tudo para levar o título de jogo mais emocionante já que o Corinthians resolveu ficar 90 minutos se defendendo, levou para os penaltis e assim corou a tática do "medo de vencer"(aquela que você perde a coragem de atacar por medo de sofrer o gol), vencendo o Grêmio por 4 x 1 nas penalidades.
Esqueça a elite. A emoção está na várzea!
Ontem foi dia de Subúrbio Geral X Trucks, pela Copa 7.
Local: Grêmio Espada de ouro, Butantã.
O jogo era 21h30, mas nas últimas 2 semanas esse era o tema nos grupos e esquinas por onde passavam os jogadores do Subúrbio Geral. Esposas, amigos, tiozinho da banca, eu, ninguém mais aguentava escutar as histórias e planos táticos do time para vencer o maior time e também líder do campeonato, Trucks.
Um time com anos de entrosamento. Apesar do Subúrbio geral possuir o artilheiro do campeonato, Pedro Rubens, os 3 artilheiros seguintes desta lista eram do Trucks.
Apenas 1 ano de time e o Subúrbio Geral, que vinha de derrota para o time do Formigueiro, entrava em campo com esperança. Um time unido. Dentro e fora de campo. E esta, talvez tenha sido a principal arma para este jogo. Semanas estudando o time adversário, pensando elenco titular, escutando mensagens motivacionais, assistindo vídeos do professor Adenor Leonardo Bachi para entender movimentos, posições e como vencer uma partida que parecia impossível.
Em campo, jogo difícil mas subúrbio consegue chegar ao primeiro gol o que levou o time adversário a perder a cabeça. Bicudas, voadoras, cotoveladas e 3 expulsões trouxeram um ar ainda mais dramático. Libertadores era pouco. Nem o Corinthians em disputa de penaltis na televisão do bar roubava o olhar do incrível público presente (umas 8 pessoas fora os jogadores).
A vitória veio, e esposas, trabalho, transporte público e que todo mundo vá a m&rd@. Uma vitória desta não deixa ninguém dormir. Tem que festejar e beber muito litrão para apagar e reviver em sonhos esta partida.
É a a clichê e manjada jornada do herói que me excita. É o Golias sendo amassado pelos "Davis" da vida que me excita.
Normalmente, anoto pensamentos, frases e momentos durante o jogo para no dia seguinte me dedicar a escrita de uma pequena crônica esportiva aqui para vocês. Nesta noite (longa noite), fiquei aqui a reviver a emoção, drama e todo clima desta partida, porque não dizer, heróica.
Tem dias que duvidamos da gente
Tem dias, que todos duvidam da gente
Em dias de jogo, entramos em campo com
Duvidas
Dívidas
Dores
Desgastados da vida
Disciplinados pelo grupo e jogo
Deixar família em casa
Deixar de assistir nossos segundo time do coração na TV
Deixar um pouco as mazelas de trabalho e vida de lado para viver pouco mais de 90 minutos de magia em campeonatos de várzea, é o que mantém as cordas da vida para muitos aqui.
Ontem, deram chá, e Suburbanos que somos, aproveitamos as poucas chances que a vida nos traz.
Provamos mais uma vez que é possível montar um time vitorioso com base no respeito entre todos e todas do elenco, respeito com o adversário, e o principal, um time que faz da compreensão, coletividade e dedicação suas principais armas para as vitórias
Pouco importa quem joga melhor
Pouco importa quem é boleiro
O que importa, é que mesmo duvidando da gente
Mesmo que duvidem da gente
Suburbanos precisam só de esperança e disciplina para alcançar vitórias
Vitória gigante! Essa madrugada não dormimos, e amanhecemos assim!
Bob Wilson.