top of page

Por que não?

Updated: May 16


Uma mulher em um sofá, em frente à TV, imagem em tons de vermelho e azul
O que há pra hoje? (Imagem IA gerada no Canva/DALL-E)

Olho para a vinheta do fantástico e o aperto no coração chega. Não era pra acontecer mais, afinal, a segunda feira não é mais um dia de ressaca moral. Não para mim. Não há mais trabalho obrigatório. Posso escolher o que fazer, adiar ou não fazer. Estou aposentada, merecidamente.


Mas isso parece doer, ainda. Com a vinheta sobe uma pressão do amanhã de outros tempos, como se ainda fosse urgente levantar cedo, sair e trabalhar. Mesmo sendo oito anos de aposentadoria, os quase 48 anos de labuta, entre estudo e trabalho, são mais impactantes. Me traumatizaram.


O corpo, cansado de anos de correria, quer relaxar. A semana corre como antes. Os compromissos continuam, só mudam as necessidades. O trabalho, agora, é para manter a cabeça sã, o corpo saudável e a vida mais leve.


Se Deus tirou um dia pra descansar, não sei por que eu também não posso. Me pergunto isso, sempre. Ele, o Arquiteto do Universo, deve ter precisado de ócio pra se energizar — mesmo sendo pura energia. Eu, uma arquiteta do meu universo, deveria olhar pro meu trajeto e me dizer: relaxa um pouco, mulher, você merece!


Parece mentira, mas não é. Aposentar não é ter o domingo todos os dias. Nem sempre dá para esquecer o aperto no fantástico do domingo. Nem sempre as lentes ficam cor de rosa — afinal, a visão requer ajustes. A catarata e o óculos assustam, a barriga aumenta magicamente, e o passado encontra espaço pra assustar. Pra cobrar. Muda o culpado. Aliás, aumentam as culpas.


Domingo, sofá, lazer. Podia ser todo dia, sem marcar na agenda. Mesmo pra quem ainda tem que trabalhar na segunda. E vem a pergunta obrigatória: Por que não?



 

Goretti Giaquinto

Desafio #103 de 365

Tema: Me tirem de sofá em dias de domingo

1. Crie um texto livre sobre o dia de domingo. O que ele representa em sua vida? Como você passa por esses dias? Tem medo na hora que começa o fantástico na globo? Acha tédio ou diversão?

2. Utilize no texto pelo menos três palavras chaves que transmitam os seus sentimentos sobre o dia de domingo.

3. Texto com caracteres e formato livre.

Recent Posts

See All

1 commentaire


Ainda bem que não tenho acesso ao fantástico por aqui😉

J'aime
bottom of page