top of page

História do Brasil

"Mãe, não tô entendendo essa parte da história do Brasil, você pode me ajudar?"

Peguei o livro da minha filha e comecei a ler o que já fazia muito tempo que eu não lia.

"Vou contar a minha versão, depois você lê da forma como está no livro e você inclui os personagens reais da história mal contada, pode ser?"

Curiosa ela aceitou!!

"Quando os navios portugueses chegaram em solo brasileiro encontraram os povos indígenas vivendo tranquilamente com suas famílias, costumes e território. Até que aquelas pessoas cheias e plumas e babados, mal cheirosos desceram, encontraram crianças, mulheres, idosos, pajés, caciques, guerreiros vivendo suas vidas. Assim começaram os massacres, os primeiros sinais de maus tratos, violência sexual; os primeiros marcos de machismo. Indígenas sendo laçadas nos campos e forçadas a "casar", homens sendo mortos e assim por diante. Depois dessa fase vieram as catequizações, que nada mais era que impor sua religião sem respeitar na espiritualidade dos povos que JÁ moravam nas terras GUARANI. Os mesmos povos portugueses que queriam fazer os indígenas engolirem sua religiosidade, eram os mesmos que viviam na hipocrisia de ter várias mulheres, casado com uma saindo com outra".

"Mãe, entendi que a história pode ser contada por vários personagens, mas se eu escrever isso na prova, acredito que não vai dar certo. Obrigada, eu continuo daqui".

Deviam ficar por lá mesmo, em terras portuguesas.




7 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page