top of page

Eca...Bloqueio Criativo!

Updated: May 17

Quem falar que não tem, TÁ MENTINDO!


O bloqueio criativo é um problema comum que geral dos escritores e escritoras enfrentam. Quando as ideias parecem não fluir, basicamente você tem que "SE VIRAR NAS TAMANCAS" (como diria vovó), para encontrar maneiras de destravar a criatividade, retomar a inspiração e tirar essa travinha deste cérebro seco.


Não se desesperem, Sisters & Brothers!



Existem várias "paradinhas" e dicas e que podem ser utilizadas para superar o bloqueio criativo. Vou apresentar 11 agora e se continuar travadinha ainda, me conta nos comentários que eu volto com mais dicas e mandingas. Aqui estão algumas sugestões:


  1. A primeira dica (e o que propomos sempre aqui no É Dia De Escrever), escreva todos os dias. Estabeleça o hábito de escrever regularmente, mesmo que seja apenas por míseros 5 minutos por dia. Isso manterá suas habilidades de escrita afiadas, ajudará a estimular a criatividade nesta sua cachola e você perderá o medo da caneta (ou teclado se escrever no celular, computador, tablet...).

  2. Outra dica que é sucesso garantido é, experimente novas técnicas de escrita: Quem participa do desafio "365 Escrita Dias de Escrita" aqui do É dia De Escrever, já experimenta isso toooda semana por conta dos nossos desafios que postamos aqui no site e lá no Instagram. Explore diferentes estilos e gêneros de escrita. Isso pode ajudar a estimular novas ideias e perspectivas.

  3. Ópfio... Leia amplamente: A leitura é uma fonte i-nes-go-tá-vel de inspiração para escritores. Exponha-se a uma variedade de gêneros e autores para explodir sua mente e expandir seu repertório criativo. E dica, (polêmica na verdade né?!), não precisa ler o livro, jornal, revista... até o final não viu. Leia de tudo, nem que seja uma parte ;)

  4. Mas migues do meu coração... se fazendo tudo isso, ainda estiver difícil, faça pausas criativas: Às vezes, a melhor maneira de destravar sua criatividade é afastar-se do seu trabalho por um tempo. Faça uma caminhada, ouça música ou pratique uma atividade que ajude vocês a relaxar e descontrair.

  5. A gente mete o biruta na vida, mas com a escrita, só dedicação salva amigos! Então estabeleça metas criativas: Defina metas claras e alcançáveis para o seu trabalho criativo. Isso pode ajudar a direcionar seu foco e motivar você a continuar escrevendo, mesmo quando as coisas parecem difíceis.

  6. Outra parada que adoro fazer é manter um diário de ideias: Anote todas as ideias criativas que surgirem, não importa o quão absurdas pareçam. Essas anotações podem servir como um banco de ideias para quando você estiver enfrentando esse probleminha aí sabe?! Inclusive, sugiro conhecerem a Diários de Viagem.

  7. Não esqueçam que nada se faz sozinho nesta vida. Então, colabore com outros escritores e escritoras: Trabalhar em parceria com outros escritores pode ser uma ótima maneira de estimular a criatividade e trazer novos métodos e propsotas de escrita.

  8. Por fim, seguimores literários, participem de Clubes da Escrita ou Leitura, participem de Desafios Literários, participem de Coletâneas, Antologias e Concursos Literários. Estes ambientes te ajudam a se estimular, praticar a escrita e leitura, além de ser um núcleo de estudos e trocas entre escritores e escritoras. network que você faz ali, viu?!


Lembrem-se de que o bloqueio criativo é parte do processo criativo de qualquer um e é algo que todos os escritores (iniciantes ou os mais f*dões) enfrentam em algum momento. Não se desespere e lembre-se de que a criatividade é um músculo que pode (e deve) ser exercitado e desenvolvido. No fim das contas, não se trata de se tornar um grande escritor, artista visual, músico... se trata de ser uma pessoa mentalmente feliz. A escrita e artes em geral, nos dão isso.


Experimente diferentes técnicas e metodologias até encontrar aquelas que funcionam melhor para você.


Últimos 3 salves, Sisters & Brothers!

  • Não esquece de ficar de olho nas suas emoções, maninhas e maninhos do meu core! Às vezes, o bloqueio criativo pode estar relacionado com algo que tá te incomodando. Se for o caso, resolve a parada e depois volta com a mente zen para escrever.


OBS: e é muito loko como, às vezes, é escrever que nos faz resolver a parada. Escrever te ajuda a refletir e pensar de forma mais lógica os problemas. É parada científica isso.



  • Lembrem-se: não se cobre tanto, a escrita é uma arte e cada um tem seu tempo. Stay calm dear!


  • Por fim (vocês já sabem, mas sempre bom repetir né?) NÃO DESISTA!. A inspiração é igual ex, sempre acaba aparecendo quando menos se espera.



Se curta, sejam criativos e se joguem nesse universo delicinha da escrita. Tamo junto, girls & boys!




8 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page