E aí, gente boa! Bora falar de farsa?
Mama Milly, traz desta vez 3 dicas marotas de como escrever uma "Farsa", gênero que se enquadra dentro do "Drama".
1. Personagens Fora da Casinha:
Tem que ser "Maluquice Total" esse texto. Primeiro de tudo, pensa em personagens que são tipo, totalmente fora da casinha. Sabe aquele tiozão do pavê que tá sempre forçando piada? Ou aquele chefe que acha que é o rei do mundo, mas só paga mico? A farsa é sobre isso: exagerar nas características até o limite! Não tem medo de zoar, a ideia é criar figuras tão absurdas que a galera vai dar risada só de ver o que eles vão aprontar. Tipo um "The Office" da vida.
2. Situações de Cair o Queixo:
Explorem muuuito os Surtos e Barracos. A farsa rola onde as situações são tipo, "mano, isso não tá acontecendo!". Coloca seus personagens em cenários absurdos, tipo uma reunião da firma que vira um leilão de quem puxa mais o saco do chefe, ou uma festa de casamento onde todo mundo quer roubar o buquê. O negócio é gerar caos e treta, mas de um jeito que a galera perceba a zoeira por trás.
3. Moral da História (SQN):
Prepare um final certeiro. No final das contas, a farsa sempre dá aquela volta e faz todo mundo pagar pelas próprias burrices, mas de um jeito irônico, tá ligado? O cara que mentiu o tempo todo, no fim, acredita na própria mentira e se ferra bonito. Ou a moça que queria ser a rainha do baile acaba tropeçando na própria coroa. O importante é dar um fechamento que faça todo mundo rir e pensar "bem feito!".
4. Tira uma Onda com a Realidade:
Use situações e figuras que a gente conhece do dia a dia, mas coloca um filtro de exagero total. É tipo pegar uma treta do Twitter e transformar numa novela mexicana! A farsa é o espaço perfeito pra gente tirar onda com as manias e hipocrisias do povo, então se joga!
E aí, entendeu o vibe? Escrever farsa é uma curtição, uma forma de fazer a galera rir e ao mesmo tempo, pensar "eita, será que eu tô nessa também?".
Então, pega essas dicas e manda ver! Vai ser sucesso, certeza!
Buscando Rachar o bico Com o Mundo,
Milly Alves
Comments