E aí povo da escrita!
No desafio principal da semana, propomos um exercício de escrita que une a percepção visual e a criação literária, deixando a arte inspirar a poesia de uma forma sensorial!
Ah, e claro... poesia!
👩🏿🎨🎨👨🏻🎤
1. Escolha uma obra de arte visual: Pode ser uma pintura, escultura, fotografia ou até mesmo uma performance que te impacte. A obra escolhida deve ter algo que te toque profundamente, seja pela estética, pelas cores, pelos sentimentos que provoca ou pela mensagem.
2. Use uma emoção dominante da obra como tema: Observe qual emoção a obra provoca em você (alegria, saudade, tristeza, esperança, etc.) e deixe essa sensação guiar o tom da sua poesia. Toda a estrutura do poema deve orbitar essa emoção, como se fosse a “alma” da obra se traduzindo em palavras.
3. Incorpore um detalhe visual da obra em cada estrofe: Escolha detalhes da obra (formas, cores, texturas, luzes) e descreva-os de maneira poética em cada estrofe, mas sem mencioná-los diretamente. Faça o leitor sentir o que você vê, sem precisar explicar. Deixe que as imagens visuais sejam transmutadas em sensações verbais.
Aproveite o tempo (4 dias) que esse desafio dá para você escolher a arte certa que irá te inspirar e provocar. Sinta e analise ela algumas vezes antes de escrever. E escreva pensando na melhor escolha das palavras e antes de publicar a poesia, edite com calma o seu poema.
תגובות