top of page
AD.png
Foto do escritorMilly Alves

Crônicas: Conceitos e Tipos

Tô volta, parceiros, parceiras e parceires da canetada.


Estamos quase no fim da semana de estudos e escrita de crônicas. Por conta disso, trago aqui para vocês um belo guia para Escrever Crônicas.


Escrever crônicas é uma arte meus xuxus. Envolve observação do cotidiano (não tem nada a ver com ser fofoqueiro, viu?!), habilidade narrativa e sensibilidade para transformar situações comuns em textos envolventes (isso é o principal para mim). Pra você que tá se jogando neste estilo de escrita, espero que este guia te ajude.


O objetivo deste post é explorar o que é uma crônica, os tipos existentes e as características de cada uma.


Vamos do início então, Systers & Brothers.


O Que é uma Crônica?

A crônica é um gênero literário que se caracteriza por textos curtos, geralmente publicados em jornais, revistas ou blogs. Se você gosta de escrever sobre temas do cotidiano de forma leve, reflexiva, humorada, com um tom pessoal e subjetivo. É um gênero muuuito legal de praticar a escrita pois as crônicas combinam elementos da narrativa, da descrição e da reflexão, e isso oferece aos leitores uma visão única sobre situações comuns.


Tipos de Crônicas

Agora você precisa entender qual o estilo te agrada mais ou, nada te impede de escrever cada hora uma crônica diferente. Existem diferentes tipos de crônicas, cada uma com suas características específicas. Vamos conhecer os principais:


  1. Crônica Narrativa Características:


  • Enredo: Possui uma história com começo, meio e fim, semelhante a um conto.

  • Personagens: Desenvolve personagens que vivenciam a história.

  • Ação: Acompanha a ação e os acontecimentos de forma linear.


Exemplo: Uma crônica que narra o dia de um pai levando os filhos à escola, descrevendo os eventos, diálogos e interações ao longo do trajeto.


2. Crônica Humorística

Características:


  • Humor: Utiliza elementos de humor, ironia e sarcasmo para tratar de situações cotidianas.

  • Leveza: Apresenta um tom descontraído e divertido.

  • Crítica Social: Muitas vezes, faz críticas sociais de forma bem-humorada.


Exemplo: Uma crônica que conta as desventuras de um homem tentando montar um móvel de madeira, destacando os erros e percalços de forma cômica.


Sabe quem é mestrão neste estilo? Nosso titio e redator aqui do site, Bob Wilson. Passa lá para ler algumas boas crônicas do homi.


3. Crônica Jornalística

Características:


  • Atualidade: Aborda temas e acontecimentos atuais.

  • Informação: Fornece informações precisas e relevantes sobre o tema (sem fake news ou achismos).

  • Opinião: Inclui a opinião do cronista sobre o assunto, mesclando fato e reflexão (deixando claro o que é fato e o que é opinião).

Exemplo: Uma crônica sobre uma recente manifestação política, relatando os eventos e expressando a visão do autor sobre o contexto social e político.


4. Crônica Reflexiva

Características:


  • Reflexão: Enfatiza a reflexão sobre temas universais, como amor, vida, morte, felicidade.

  • Pessoalidade: Apresenta um tom introspectivo e subjetivo.

  • Profundidade: Explora questões filosóficas e emocionais de forma profunda.


Exemplo: Uma crônica que discute a passagem do tempo e as mudanças que ele traz, refletindo sobre experiências pessoais e observações do autor.



 

É isso meus amores. Sempre digo que escrever crônicas é uma excelente maneira de exercitar a escrita e se conectar com os seus leitores. Ela apresenta um pouco mais você para eles e é uma forma de se conectar com o seu público para além dos seus contos, poesias e outros gêneros.


Com as dicas que a, Mama Milly, publicou no post 10 dicas para arrasar na escrita de crônicas (publicado dias atrás), e mais o post de hoje, vocês estão bem servidos da teoria para criar crônicas envolventes, reflexivas e de alta qualidade.

Aguardo muuuitos textinhos publicados aqui no site. Beijos

Lendo muito,

Milly Alves

Quer ler mais?

Inscreva-se em ediadeescrever.com.br para continuar lendo esse post exclusivo.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page