top of page
AD.png

10 Dicas Para Arrasar na Escrita de Crônicas

Oi, gente! Milly Alves na área. 



O "Desafio 365 Dias de Escrita”, deste projeto lindééérimo, acaba de chegar na metade do ano. Hoje lançaram o desafio número #183 e vão fazer uma semana inteirinha dedicada ao estudo e escrita de crônicas. Mama Milly, como sempre, vêm para ajudar vocês nesta missão. 


Crônica, é um gênero que permite a você, escritora e escritor, explorar sua criatividade e habilidade de observação, transformando situações comuns em textos que capturam a atenção e provocam a reflexão do leitor. Dá para ser divertido, informativo, ácido, sarcástica, criticar, elogiar… enfim, um gênero que, sendo uma pessoa observadora e reflexiva, já faz de você uma boa candidata e candidato a escrever boas crônicas.


Então, Sisters & Brothers, se liga nas dicas que vou compartilhar pra você mandar bem nas crônicas e fazer bonito. Vem comigo!


  1. Seja Uma Pessoa Observadora: Cara, pra escrever crônica, cê tem que ter aquele olhar de raio-x, saca? Presta atenção nas coisas do dia-a-dia, na vizinha fofocando, no cara da padaria, nas crianças brincando. Tudo é material pra tua crônica.

  2. Use a Tua Voz: Coloca teu jeito, teu estilo, tua marca na escrita. Se você é da quebrada, usa as gírias, se é mais formal, se joga no seu vocabulário. O importante é ser autêntico. Eu, por exemplo, misturo o português formal com as gírias dos anos 90, e dá essa liga goxtosa aqui!

  3. Seja Breve e Direto: Crônica não é pra enrolar. Vai direto ao ponto, manas e manos! Mantenha o texto curto e gostoso de ler. A galera curte uma leitura rápida, tipo aquele papo de elevador.

  4. Trabalhe os Detalhes: Os detalhes fazem a diferença, sabe? Descreve bem as cenas, usa os cinco sentidos. Faz o leitor sentir o cheiro do café, ouvir o barulho da chuva, ver a cor do céu.

  5. Explore o Cotidiano: O banal é ouro na crônica. Um rolê no mercado, uma treta no ônibus, uma conversa na fila do banco. Tudo isso vira crônica se você souber contar a história.

  6. Coloque Emoção: Crônica boa é aquela que toca o coração. Seja engraçada, triste, reflexiva ou irônica. Bota tua emoção no papel, faz o leitor sentir e refletir sobre o que você tá sentindo e refletindo.

  7. Use Diálogos: Diálogo é vida, meu bem! Faz o texto fluir, dá dinamismo. Reproduza as conversas do jeito que elas acontecem na real, sem frescura.

Quer ler mais?

Inscreva-se em ediadeescrever.com.br para continuar lendo esse post exclusivo.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

留言

無法載入留言
似乎有技術問題。請重新連線或重新整理頁面。
bottom of page